Desde o começo da pandemia em março de 2020, os hábitos de consumo dos brasileiros se transformaram. O delivery, as dark kitchens e as preocupações com as medidas de proteção ao coronavírus são parte da realidade dos consumidores.
Para você acompanhar e compreender melhor as tendências no franchising, preparamos este artigo com as principais tendências para o mercado de franquias em 2022. Boa leitura!
Como está o mercado de alimentação e quais as expectativas para 2022?
Apesar de ter sido drasticamente afetado pelo impacto da pandemia, o mercado de Alimentação está em crescente recuperação. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o setor de Alimentação deve fechar o ano de 2021 com 27% da participação nas vendas totais da indústria de alimentos, o que é equivalente a R$ 173,3 bilhões. Os números apontam um crescimento de 3,1% em relação ao ano anterior.
No futuro pós-pandemia, embora a crise econômica tenha afetado drasticamente o setor, a perspectiva é que o Food Service se recupere totalmente no ano de 2022. Porém, ainda em novembro de 2021, os mercados globais fecharam em queda com relação às incertezas sobre a nova cepa do coronavírus: a variante Ômicron.
Portanto, a pandemia ainda deve ser considerada uma preocupação para os empreendedores, principalmente no mercado de franquias, que, em sua maioria, trabalham com o atendimento aos clientes nas unidades franqueadas.
Vale lembrar também hábitos de consumo relacionados à nova geração de consumidores: a Geração Z. Por exemplo, preocupações com a sustentabilidade e a responsabilidade social e a conectividade são importantes para este público.
É inegável que os hábitos de consumo têm mudado amplamente nos últimos 2 anos. Os sucessores dos millenials, caracterizados pela conectividade ampla, conscientização e posicionamento forte, vêm obrigando a oferta de produtos a se adaptarem a seus ideais. Confira nosso conteúdo e saiba quais são as principais tendências para o Food Service em 2021.
Confira abaixo quais as principais tendências para o Food Service e o que deve guiar esse mercado a partir de 2021.
1. Delivery
Quando a pandemia começou, em março de 2020, os serviços de delivery de alimentos experienciaram um aumento exponencial. Afinal, por grande parte da quarentena, implementada como medida para prevenir a disseminação do vírus, diversas lojas físicas e restaurantes foram obrigados a fechar, resultando no delivery como principal canal de venda. A pesquisa aponta que 73% das franquias de alimentação consultadas adotaram o delivery no ano de 2020.
Dentro desta tendência, é interessante destacar que muitas redes têm apostado no delivery próprio ao invés de terceiros. Entre os serviços de entrega, o delivery próprio representa 32% do oferecido, perdendo somente para as entregas por meio do Ifood, que representam 62% do serviço.
Apesar das medidas de flexibilização implementadas com o início dos calendários de vacinação, o movimento de alta ainda é uma realidade em 2021. Dados fornecidos pelo Uber Eats, por exemplo, apontam um aumento de 75% no faturamento anual, no segundo trimestre de 2021 em relação ao ano anterior.
Apesar da retomada das atividades presenciais, o delivery veio para ficar. A pandemia causou mudanças irreversíveis na rotina dos consumidores. Um exemplo são as jornadas de trabalho em home-office. No futuro pós-pandemia, a tendência é que as empresas mantenham a modalidade de trabalho híbrida, exigindo a presença do colaborador somente em alguns dias do mês.
Nesse sentido, é fácil entender porque o delivery continua sendo uma tendência para 2022. Ele se encaixa perfeitamente nesta rotina, oferecendo praticidade e comodidade para quem trabalha em casa.
2. Take Away e Drive-thru
O drive-thru não é um formato novo em franquias de alimentação. As grandes redes de fast food já utilizam este formato há muito tempo. Porém, com restaurantes fechados e os consumidores evitando lugares fechados e aglomerações, a busca pelo drive-thru aumentou ainda mais.
Apesar do consumo nos estabelecimentos ter sido flexibilizado, o take away e o drive-thru são tendências que vieram para ficar.
Em 2020, o drive-thru foi adotado por 23% das redes de franquia. Também o take away foi adotado por aproximadamente 50% das franquias, o que reforça a importância dessas tendências mesmo um ano depois.
Mas você sabe a diferença entre o take away e o drive-thru? Apesar de semelhantes, o take away é um formato em que os restaurantes oferecem os seus produtos para serem consumidos em outro local que não o próprio restaurante.
Normalmente os pedidos são feitos por meio de aplicativos da própria rede ou delivery, com o consumidor apenas buscando o pedido. Este formato foi adotado amplamente, como vimos, e pode até ser uma opção para abrir um novo negócio na área oferecendo essas opções.
Um fator importante para o funcionamento correto destes modelos é o desenvolvimento omnichannel. O que isso quer dizer? Omnichannel é a integração de todos os canais que a rede está presente, e para que funcione corretamente o drive-thru, take away e o próprio delivery, é preciso que a rede desenvolva estratégias omnichannel.
Isso significa integrar a comunicação dos aplicativos com as lojas físicas, tanto em pagamento, quanto em registro de pedidos e etc. É preciso oferecer a melhor experiência ao cliente, pois não adianta somente ofertar diferentes formatos de consumo se eles causam confusão e atrapalham ao invés de ajudar o cliente.
3. Dark Kitchen: um novo modelo de negócio
Uma tendência que tem chamado cada vez mais a atenção de empreendedores e franqueadores como modelo de negócio é o Dark Kitchen. Este modelo consiste em não possuir um ponto de venda com loja física, com espaço para consumo no local. O formato se limita apenas a uma cozinha, onde os produtos ofertados pela rede são produzidos e a única forma de consumir é por meio do take away ou delivery.
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelou na Pesquisa de Desempenho do setor no segundo trimestre de 2021 que o formato de Dark Kitchen está sendo adotado por 57,4% das franquias. Dentro destas franquias, 21,3% já estão atuando com Dark Kitchens e outras 11,5% estão em fase de implementação.
O modelo é atrativo pois gera menos gastos para a franquia, afinal, o espaço de aluguel é menor, o número de funcionários é reduzido e a gestão se torna mais fácil. Além disso, uma tendência realizada por empreendimentos neste formato é de compartilhar estes espaços entre diferentes marcas. Isso torna os custos ainda mais baixos e gera uma boa troca de experiências entre as marcas.
Sendo assim, este modelo pode ser uma boa aposta para franqueadores formatarem como franquia. Pois, o modelo é atrativo para empreendedores. Principalmente se for um alguém com alguma experiência com mercado de alimentação, pois sua gestão vai se resumir a gerenciar poucos funcionários e seu sistema de entrega, que seguirá o padrão da franqueadora. É um modelo que tende a crescer ainda mais em 2022.
4. Cuidados sanitários e proteção à saúde
Segundo uma pesquisa do Instituto Qualibest, 82% dos consumidores buscam espaços abertos e bem ventilados para o consumo de alimentos. Por isso, salões com grandes janelas, estabelecimentos com mesas em varandas ou em calçadas são tendências para 2022.
Também, a pesquisa indica que 35% veem a higiene e a segurança como um dos critérios determinantes para a escolha de estabelecimentos. Apesar do fim das restrições ao comércio na maioria das cidades, os consumidores ainda consideram estes cuidados muito importantes.
O uso obrigatório de máscaras pelos colaboradores, a disponibilização de álcool gel para os consumidores e a higienização das áreas de consumo, mesas, cadeiras e balcões, por exemplo, continuam sendo fundamentais para transmitir segurança e preocupação aos clientes. Nada melhor do que demonstrar que você se importa em manter seus clientes fidelizados e satisfeitos com os serviços prestados, não é mesmo?
5. Automatização do atendimento
Não é novidade que tecnologias como inteligência artificial, big data e IoT (Internet of Things) tenham chegado ao mercado de alimentação e do franchising. Você já foi a uma unidade do McDonald’s e realizou o seu pedido através de uma central de atendimento? É exatamente isso que caracteriza o autoatendimento.
Já é realidade em redes de maior porte este tipo de sistema para o atendimento. Isto tende a se tornar mais comum em diferentes serviços, e principalmente no de alimentação. Este tipo de tecnologia facilita a realização de compras do cliente e diminui o tamanho de filas, que tanto incomodam os consumidores.
No conceito de Internet das Coisas, já há restaurantes realizando testes com embalagens que coletam dados dos consumidores. Com esses dados, o local pode reabastecer o consumidor quando o produto acaba.
Além disso, o insight feito pela Nielsen, conforme já citado, alegou que 64% dos participantes têm um smartphone. No segmento de alimentação, houve 82% de aumento no e-commerce brasileiro. Isso confirma ainda mais a tendência da conectividade e automação na hora de consumir.
Também, no drive thru do McDonald’s nos EUA, a rede de franquias está usando inteligência artificial para automatizar os pedidos. Apesar de não existir previsão para implementação deste sistema no Brasil, a preocupação com a inovação digital é uma realidade e deve ser considerada.
Diante disso, trazemos aos interessados no Food Service, as principais tendências que se destacam para o setor em 2022. Se você gostou do conteúdo, compartilhe com sua rede e ajude mais pessoas a se prepararem para este ano tão importante para o setor.
Quer saber mais sobre a Chicken Town, a rede de franquias que tem feito sucesso por várias regiões do país? Acesse.
Créditos: Central do Franqueado