Franquia de alimentação vale a pena?

Demandas via aplicativos de delivery e novos modelos de negócios de baixo custo, são oportunidades no segmento

Em 2018, o segmento de alimentação movimentou R$ 205 bilhões, segundo pesquisa realizada pela GS&NPD para o Instituto Foodservice Brasil (IFB) em fevereiro de 2019. Trata-se de um crescimento acima do mesmo período de 2017, embora neste ano o setor tenha enfrentado estagnação no primeiro semestre, devido a vários fatores como a greve dos caminhoneiros.

Dessa forma, há importantes sinais de crescimento que podem ser observados. O ticket médio gasto com alimentação fora do lar está na casa dos R$ 14, uma elevação de 2% no comparativo com 2017. Para esse resultado, o setor recebeu 14 bilhões de visitas de clientes, 120 milhões a mais do que em ano anterior.

O segmento de alimentação fora do lar é sempre um dos mais aquecidos no mercado, principalmente por meio das operações de redes de franquias em espaços de grande circulação de pessoas como praças de alimentação em shoppings e grandes redes de supermercados.

 

Algumas tendências podem ser apontadas como razão do constante crescimento do setor:

– A pulverização de ramos de atuação do setor oferece tanto a praticidade de fazer um lanche rápido ou uma refeição completa como dispor de um restaurante mais sofisticado. Há opções para todos os gostos e bolsos.

– Para oferecer mais opções aos clientes e aquecer, a tendência dos shoppings é distribuir pontos de alimentação em quiosques, cafés e outros formatos criativos. É uma maneira inclusive de que sejam abertos negócios de baixo custo e alta lucratividade.

– A diversificação de locais para a implantação de novos negócios em ruas e avenidas bem movimentadas ou próximas a estações de metrô ou terminais de ônibus tem facilitado o crescimento do segmento, principalmente por meio de redes de franquias, que já entram no mercado com modelo de negócio testado.

– Outro importante fator é a mudança dos hábitos alimentares gerada pela facilidade oferecida pelos aplicativos de delivery também impulsionam o crescimento da demanda por alimentação fora do lar.

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