Ao registrar R$ 185,068 bilhões em faturamento em 2021, o franchising não apenas apurou crescimento nominal de 10,7% sobre o ano anterior, como recuperou o patamar de receita apurado antes do início da pandemia, em 2019, quando a receita do setor atingiu R$ 186,755 bilhões. Os dados são da Pesquisa de Desempenho do Franchising Brasileiro, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
No quarto trimestre de 2021 em relação a igual período de 2020, cuja comparação já se deu com um período menos impactado pela pandemia, o crescimento na receita bruta foi de 5%, alcançando R$ 56,663 bilhões, e de 3,1% sobre o mesmo período de 2019. O setor de Alimentação – Food Service cresceu 5,2% e faturou R$ 32,776 bilhões.
“Esse crescimento do mercado de franquias em um período tão desafiador ratifica a força do setor, que também sofre os impactos da pandemia, porém está reagindo”, disse o presidente da ABF, André Friedheim.
De 2020 para 2021, o setor de franquias também registrou expansões expressivas em número de unidades (+9,1% para 170.999) e em redes de franquia (+8,0% para 2.882).
Para a ABF, entre os fatores que contribuíram para o desempenho do franchising em 2021 estão a suspensão das medidas restritivas de distanciamento social, ampliando o funcionamento do comércio em geral; o bom desempenho de alguns setores beneficiados pela maior permanência das famílias em casa, como o de construção civil e de saúde e beleza; os ganhos de eficiência das redes de franquias, que investiram mais na digitalização de suas operações, na multicanalidade e em novos modelos de negócios (home based e virtuais); a chegada de novos players; e o aumento do movimento dos shopping centers, com a retomada gradual dos hábitos dos consumidores.
Projeções
A ABF projeta para o franchising em 2022 um crescimento de 9% do faturamento (superando R$ 200 bilhões), de 5% das redes (rompendo a marca de 3 mil), de 7% em unidades (para quase 183 mil) e de 5% no número de empregos diretos gerados pelo setor (para perto de 1,5 milhão).
“Quando analisamos o desempenho trimestral das franquias, notamos a formação de uma curva de recuperação que esperamos que vá se manter em 2022”, avaliou o presidente da ABF.
De acordo com ele, os aprendizados da pandemia irão auxiliar principalmente nas áreas de digitalização e inovação.
“Além disso, os reflexos do crescimento expressivo da base instalada em 2021 devem aparecer com mais força em 2022, dado que, de forma geral, as unidades demoram alguns meses para chegar a seu desempenho pleno”, acrescentou.
Se você está pensando em investir no setor de alimentação, optar por uma franquia pode ser uma boa escolha! É um empreendimento já consolidado no mercado e você não precisa criar um modelo de negócio do zero.
A Chicken Town oferece três modelos de franquia, com apoio presencial e treinamento completo para todos os franqueados.
Quer saber mais sobre a Chicken Town, a rede de franquias que tem feito sucesso por várias regiões do país? Acesse.
Créditos: www.abf.com.br