Entenda como abrir uma franquia
Você está pensando em investir no mercado de franquias mas não sabe por onde começar? Selecionamos algumas dicas importantes para você realizar o sonho de ter o próprio empreendimento. Confira!
1. Defina o melhor nicho para você
Primeiramente, conheça os segmentos do franchising. Encontre um nicho que demonstra um bom resultado no mercado e que também se adeque ao que você gosta.
Quando você encontrar um segmento que atenda esses dois aspectos, você conseguirá se sentir realizado e alcançará um bom retorno financeiro.
Os segmentos que se destacaram durante a pandemia e que estão em constante expansão são, o segmento de Alimentação e também o de Saúde, Beleza e Bem-Estar. Juntos, os dois setores representam quase metade do faturamento total do modelo de franquias no Brasil, demonstrando o porquê de serem as principais opções de escolha lucrativa no momento de investir.
2. Entenda os formatos de negócio
No franchising você pode encontrar diversos formatos de negócio, sendo assim, escolha o que mais se enquadra no seu orçamento e no seu perfil.
Entre eles, podemos destacar os modelos de lojas físicas, quiosques, Dark Kitchen, entre outros. Vale destacar que cada um desses formatos tem características únicas e valores que podem se enquadrar nos mais variados objetivos dos empreendedores.
3. Contato com a franqueadora
Depois de escolher a franquia que tem interesse em investir, você precisa se preparar para as etapas burocráticas.
Inicialmente a franqueadora pode realizar uma entrevista , com o intuito de entender o perfil do candidato, depois disso é feita a negociação de valores, e o empreendedor terá acesso a Circular Oferta de Franquia (COF), que consiste em um documento que contém todas as responsabilidades do franqueado e deveres da franqueadora. Depois de todas essas etapas, acontece a assinatura do contrato.
4. Defina o ponto comercial e treinamentos
O ponto comercial é um dos aspectos essenciais que irá determinar o sucesso do seu negócio. Dessa forma deve-se analisar vários aspectos ao escolher o ponto comercial, como segurança do local, acessibilidade, estacionamento e uma boa visibilidade para exposição da marca.
Além disso é importante fazer um estudo de geomarketing, em que a franqueadora auxilia na escolha de ponto comercial com base em um estudo sobre o público-alvo, análise da concorrência do bairro entre outros.
Após isso a franqueadora geralmente oferece treinamentos e apoio presencial, para que o franqueado entenda todos os processos e tire suas dúvidas. Por isso, é importante buscar por redes que tenham um bom processo de capacitação com explicações e manuais que garantam o sucesso do franqueado.
Fonte: centraldofranqueado